FAQ E LINKS ÚTEIS

Dúvidas frequentes

01 - Como é a atividade do Enfermeiro na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar?

O Enfermeiro é o profissional mais requisitado no CCIH pelas tarefas que lhe são específicas. As tarefas do Enfermeiro da CCIH, além da Vigilância Epidemiológica, são:

– Elaboração de Normas e Rotinas e Supervisão do uso dos germicidas hospitalares;

– Supervisão do Serviço de Higiene e Limpeza Hospitalares;

– Elaboração de normas e rotinas para procedimentos hospitalares, como por exemplo, curativos; e

– Controle dos egressos hospitalares.

02 - O que é Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)?

Órgão de assessoria à autoridade máxima da instituição, composto por profissionais da área de saúde, de nível superior, formalmente designado para planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa de Controle de Infecção Hospitalar constituído por ações desenvolvidas visando a prevenção e a redução da incidência de infecções hospitalares, adequado às características e necessidades da Unidade Hospitalar, formada por membros consultores e executores.

03 - O que é Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e quais estabelecimentos devem instituí-lo?

Instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente. Sua criação se aplica aos serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa. Com exceção dos consultórios individualizados, laboratórios clínicos e os serviços móveis e de atenção domiciliar.

05 - Quando optar pela assessoria?

Nada mais é do que a interação entre as várias atividades realizadas pelos diversos departamentos em uma instituição. É um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho. Utiliza estratégia abrangente de gestão sistêmica, integrada e estruturada que garante a participação efetiva dos envolvidos, independente do nível hierárquico, promovendo elevada sinergia com a qualificação do processo de trabalho em coerência com as estratégias e objetivos institucionais.

06 - Quando contratar uma consultoria?

A consultoria é recomendada quando o empresário deseja ter um diagnóstico completo da organização e precisa saber por onde começar, conhecer os fatores críticos de sucesso que não estão sendo bem desenvolvidos, identificar possibilidade de melhoria na gestão e elaborar um plano de ação para iniciar o desenvolvimento das soluções.

07 - O que é uma assessoria em saúde?

A assessoria é uma atividade que envolve a prestação de serviços de equipe especializada em determinado campo profissional, auxiliando tecnicamente na elaboração de projetos e na execução de serviços.
Sendo assim, diferencia-se da consultoria, pois engloba a execução

08 - O que é uma consultoria em saúde?

A consultoria consiste na atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto. O serviço requer pesquisas exaustivas, levantamento de dados, estudo dos processos, elaboração de documentos técnicos e pareceres.
Tratando-se de consultoria, o profissional encarregado de desvendar problemas e sugerir soluções para as organizações não é responsável direto pela realização das ações e sim um conselheiro acerca das atitudes mais convenientes para cada caso.

Link úteis

Organização Mundial da Saúde – OMS

http://www.paho.org/bra/

Infectious Diseases Society of America

http://www.idsociety.org/Index.aspx

Jonhs Hopkins Infectious Diseases

http://www.hopkinsmedicine.org/medicine/id

Portal da Saúde

http://www.portaldasaude.pt/portal

DOWNLOADS