Como a Fisioterapia pode Auxiliar o Tratamento para Reabilitação da Coluna Cervical

A Clínica de Fisioterapia Santa Rita de Cássia, vem comprovar como um fisioterapeuta, pode se destacar na área do empreendedorismo, oferecendo técnicas desenvolvidas através de estudos e práticas aplicadas à pacientes, deixando para trás aquela figura tradicional do profissional de saúde. A clínica é coordenada pela empresária, empreendedora e fisioterapeuta, Marinês Toigo Gottlieb, ela trouxe a Cascavel uma nova proposta para tratamento de reabilitação da coluna, utilizando as técnicas de Reeducação Postural Global Souchard, Mesa de Tração Eletrônica Computadorizada, Liberação Miofascial, Estabilização Vertebral e Pilates. Este tratamento, pautado cientificamente, diminui a compressão dos discos vertebrais, dando espaço para nervos e gânglios, melhora o grau de mobilidade músculo-articular, fortalece os músculos profundos e intersegmentares da coluna, glúteos e abdômen. Foram constatadas melhoras significativas em 90% dos pacientes acometidos com problemas de coluna.

Para entender melhor o método, precisamos falar um pouco sobre cada um deles:

O RPG A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico revolucionário, nascido da obra – O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Já a Tração computadorizada propicia um alongamento (descompressão) dos discos e estruturas moles da coluna (ligamentos e músculos). Reduzindo a pressão intradiscal. Facilitando muito o fluxo de fluidos e nutrientes para o disco, reativando o metabolismo do mesmo. Somado a liberação miofascial técnica de massagem aplicada em determinadas regiões do corpo, com a função de eliminar os pequenos nódulos de tensão muscular resultante do enrijecimento das fáscias que recobrem os músculos. Tudo isso associado ao Pilates é um tratamento que minimiza muito os efeitos das dores e desconfortos da coluna cervical.

A clínica oferece aos pacientes a oportunidade  de tratamentos para patologias como hérnia de disco, instabilidade vertebral, protrusão de disco, espondilolistese e Degeneração Discal, além de outros problemas que causem sintomas de dores nas costas. Este Programa contribui para uma melhor qualidade de vida, evitando em muitos casos uma intervenção cirúrgica.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *