Enfermagem Oncológica & Processos Do Cuidar Em Quimioterapia

O Centro de Oncologia do Oeste do Paraná – COOP, conta com uma equipe de enfermagem aprimorada que tem como objetivo principal atender os pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico com eficiência, qualidade, presteza, empatia, proporcionando bem-estar, com foco na qualidade de vida do paciente e seus familiares; tudo isso alinhado a um tratamento integral, humanizado e individualizado. A integração da equipe é fundamental para o sucesso do tratamento oncológico. Os pacientes do COOP são cuidados pelas mãos das enfermeiras Amélia e Adriana, profissionais experientes e altamente qualificadas, que promovem um atendimento individualizado e repleto de amor, a cada paciente e familiar atendido na instituição.

Nosso papel, enquanto enfermeiras oncológicas, é prestar assistência ao paciente em todas as fases do tratamento, considerando o diagnóstico e o tratamento a seguir (quimioterapia, radioterapia e/ou cirurgia). O processo do cuidar aqui na instituição é especializado e diferenciado desde o momento da admissão do cliente para o tratamento, pois incorporamos os aspectos psicossociais da pessoa e sua família, obtendo assim um cuidado holístico/integralizado que responda a todas as necessidades do cliente, que encontra em nossa equipe o suporte para apoiá-lo nesse momento de sua vida. Também orientamos sobre a prevenção de complicações ao longo do processo de tratamento, o que possibilita a detecção precoce os efeitos dos colaterais e a aplicação imediata das condutas para controle destes.

Além dos cuidados que temos com os pacientes, também faz parte das nossas atribuições de atividades, fazer a gestão dos processos envolvidos no tratamento, verificando guias e suas liberações, agendamento dos procedimentos de tratamento e capacitação, isso mesmo, temos um papel educacional muito importante, orientando tanto o paciente quanto os familiares durante todo o tratamento.

Lembramos que a decisão do tratamento quimioterápico realizado é realizado pela equipe de médicos oncologistas da instituição junto aos familiares, e após é feita a prescrição do protocolo o qual o paciente será submetido, nós enfermeiros validamos a prescrição junto ao serviço de farmácia para então realizar os demais acompanhamentos quanto à anamnese do paciente, conferência de informações como peso e altura, verificação dos aspectos de acesso venoso, perfil de toxicidade das medicações, e realiza toda a orientação referente ao protocolo, suas doses de quimioterápicos e medicações de suporte para quimioterapia; caracterizando deste modo a consulta de enfermagem e garantindo assim um tratamento de segurança e maior eficácia na administração dos protocolos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *