Enfermagem oncológica & sistematização da assistência de enfermagem

A implementação da SAE – é um processo fundamental em instituições que prezam pelo bem-estar de seus pacientes, pois contribui para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem e de toda a instituição; é caracterizada por ser um elemento articulador e mobilizador de processos de melhoria no contexto, interdisciplinar da saúde. Este alinhamento de processo, proporciona autonomia técnica, gestão da assistência de enfermagem, individualização do cuidado, cuidados direcionados as necessidades humanas básicas afetadas, uniformização, continuidade do cuidado prestado, avaliação do cuidado e respaldo legal através do registro.

A consulta de enfermagem é uma das mais importantes condutas realizadas pelo enfermeiro e na oncologia é peça fundamental para o estabelecimento dos cuidados a serem realizados junto ao paciente, aqui é definido a escolha do dispositivo de infusão do quimioterápico, o que é muito importante para o sucesso do tratamento. O enfermeiro analisa a rede venosa do paciente e junto à equipe multidisciplinar opta pela melhor opção para o tratamento a ser realizado. Alguns medicamentos poderão ser infundidos em veias periféricas, por punção periférica. Porém, para alguns protocolos, por fragilidade venosa ou dependendo da avaliação clínica, poderá ser indicado o implante do cateter totalmente implantado (Port- A – Cath).

A equipe de enfermagem tem um contato primoroso junto ao paciente durante o tratamento, mais uma vez a importância de estarmos alinhados à equipe multiprofissional, pois conforme a necessidade, ao detectarmos alterações clínicas, psicológicas e até mesmo nutricionais, já o encaminhamos para o profissional adequado.

O enfermeiro é aquele que acolhe, encoraja, conforta e cuida, sendo fundamental para o tratamento oncológico assim como os demais membros da equipe multidisciplinar. Proporcionar uma assistência digna, integral, com respeito, qualidade, dentro dos princípios éticos e humanização, faz parte da nossa missão. Alegrias e frustrações fazem parte do processo, precisamos estar preparados para lidar com todas essas emoções, mas sem perder a humanidade, afinal “somos gente que cuida de gente”.

“A Enfermagem é uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devolução tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, que quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes! ”. (Florence Nightingale).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *