Biossegurança Em Quimioterapia Antineoplásica

A manipulação dos medicamentos oncológicos é privativa do profissional farmacêutico, o medicamento é manipulado na dose que o paciente precisa, é realizada em local apropriado, em cabine de segurança a qual oferece mais segurança ao manipulador quanto aos riscos ocupacionais, a esterilidade do medicamento manipulado e ao meio ambiente, pelo fato de que todo o ar que entra na cabine é passado por um filtro HEPA de insuflamento e é 100% exaurido para o exterior passando pelo filtro HEPA de exaustão. Após a manipulação das doses, o farmacêutico realiza um rigoroso controle de qualidade visual para assegurar as informações corretas no rótulo, a integridade física da embalagem, ausência de partículas, precipitações e/ou separação de fases. Aprovada para utilização, o farmacêutico procede com a dispensação da dose para a equipe de enfermagem. O farmacêutico está sempre à disposição da enfermagem e dos pacientes para esclarecimentos de quaisquer dúvidas referente a infusão dos medicamentos oncológicos injetáveis e modo de uso dos medicamentos orais oncológicos e suas possíveis reações adversas.

Na farmacovigilância e tecnovigilância, o farmacêutico identifica, avalia e monitora a ocorrência dos eventos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos e produtos para a saúde, com o objetivo de garantir que os benefícios relacionados ao uso desses medicamentos e produtos sejam maiores que os riscos por eles causados.

É evidente que o farmacêutico possui múltiplas funções dentro da oncologia, ele é integrante ativo nas comissões multiprofissionais. É o profissional que está envolvido em todo o processo, antes, durante e após a farmacoterapia, é dele o papel fundamental de prevenir, tratar, identificar e analisar qualquer evento adverso relacionado a medicamentos e produtos para a saúde auxiliando toda a equipe multiprofissional em prol da segurança do paciente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *